Boost no RÊpertório #3
Eu sofro da síndrome de Wanderlust. Nunca fui diagnosticada (nem sei se existe diagnóstico pra isso!!!). Mas o fato é que sou daquelas pessoas que passa muito tempo da vida pensando em viagens. Tenho verdadeira necessidade de estar em outros lugares, conhecer novas culturas, descobrir coisas diferentes.
Além disso, as viagens são uma enorme fonte de informação, criatividade e construção de RÊpertório.
Não à toa, processo de Mentoria de Posicionamento de Marca que desenvolvi tem muita base no RÊpertório de cada pessoa, uma das maneiras mais autênticas de mostrar os diferenciais de uma marca.
No início do mês de Maio estive em Nova York, a cidade que mais amo, justamente por ser um lugar que nos permite viver experiências e culturas novas o tempo todo.
Meu objetivo, nessa viagem era fazer muito conteúdo sobre posicionamento e experiência de marca no varejo.
Com a retomada da vida no pós pandemia, o grande desafio das marcas é justamente encontrar um equilíbrio entre continuar a vender no e-commerce, com todas as facilidades que ele oferece e, ao mesmo tempo, atender uma necessidade latente das pessoas de voltar a sair e, principalmente viver experiências interessantes.
Nessa equação, marcas estão na corrida para atrair os consumidores às suas lojas físicas com experiências que valem o deslocamento.
Visitei diversas lojas de marcas de luxo, de massa, de tecnologia, marcas locais. Fui a várias exposições. E o que mais me chamou atenção foi que em todos os lugares foi possível, de alguma forma, entrar em contato com a história e com a cultura das marcas.
O que me faz concluir que, de fato, Experiência, Posicionamento e Essência são uma trilogia poderosa para marcas encantarem e criarem conexões.
“As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relações, histórias e magia.” Seth Godin
Quero dividir com vocês a experiência que tive no Atelier Beauté da Chanel. No final de escadaria de um prédio no Soho fica um parque de diversões da linha de beleza da marca.
Ao entrar, logo somos recebidos por uma especialista e suas primeiras palavras são: este é um ambiente feito para você conhecer e experimentar os nossos produtos e o conceito da marca.
Fique totalmente a vontade para fazer o seu skincare e, se precisar de ajuda, estou a disposição. Você não precisa comprar nada, apenas se divertir!
Percebem o encantamento puro? O único objetivo ali é aproximar o consumidor da marca, fazê-lo mergulhar no posicionamento e na essência da marca e de sua criadora, Gabrielle Chanel.
E isso pode ser vivenciado por meio dos rituais do skincare, dos ícones da marca que podem ser vistos em toda a decoração, e até no discurso do staff. Primal Branding do começo ao fim!!
Fiquei ali naquela casa linda, cheia de bancadas de cremes e maquiagens por mais de uma hora, testando produtos, conversando com a especialista, pegando dicas. Tudo na maior tranquilidade. Sem sequer ser pressionada a comprar.
Não sou uma consumidora fiel da Chanel mas, certamente, quando precisar comprar produtos de skincare, vou considerar a marca simplesmente pelo fato de ter vivido algo que vai além de testar produto. Foi uma tarde de diversão, tranquilidade e cuidado comigo mesma.
Quer conhecer um pouco do Atelier Beauté Chanel? Clica no vídeo!
O que fica para dar um Boost no seu RÊpertório:
1 - Essência, Posicionamento e Experiência são uma trilogia poderosa para qualquer marca se conectar com seu público. Encontre a sua!
2 - Uma marca, seja pessoal ou de um negócio, é feita de pequenas coisas. Pense em todo o universo que envolve a sua marca.
3 - Viaje sempre que puder! Não há melhor maneira de enriquecer o seu repertório!
Para mais infos e dicas sobre Posicionamento de Marca, me siga no Instagram
Até a próxima!
Rê Zveibel